Blocos

Blocos com Função Estrutural

Classe A - Elementos de alvenaria com função Estrutural e resistência ≥ 8,0 Mpa, para usos acima ou abaixo do nível do solo, conforme as normas NBR 6136/14 e NBR 12118/13.

Classe B - Elementos de alvenaria com função estrutural e resistência entre 4,0 Mpa e 8,0Mpa, para usos acima do nível do solo, conforme as normas NBR 6136/14 e NBR 12118/13.

Os blocos Classe A e B são visualmente e fisicamente semelhantes. Entretanto, o que os diferencia em suas resistências é apenas a mistura dos agregados com o cimento, o que lhes conferem a distinção de resistência aos esforços de compressão.

A alvenaria estrutural é o sistema construtivo que, pelos trabalhos de pesquisa, desenvolvimento de materiais mais resistentes e pela incorporação de conceitos da indústria, apresentou maiores e mais visíveis avanços do que qualquer outra forma de estrutura utilizada na construção civil.

Os blocos fabricados pela Blocos e Lajes Itaim passam pelos mais diversos ensaios de resistência à compressão e absorção de água exigida pelas normas NBR 12118/13 e NBR 6136/14 da ABNT, garantindo a qualidade e uniformidade dos produtos.

Blocos com ou Sem Função Estrutural

Classe C - Elementos de alvenaria com ou sem função estrutural e resistência ≥ 3,0 Mpa, para usos acima do nível do solo, conforme as normas NBR 6136/14 e NBR 12118/13.

O que diferencia os Blocos Com Função Estrutural e os Com ou Sem Função Estrutural são as espessuras das paredes e suas resistências.

Os blocos com largura de 65mm têm seu uso restrito a alvenaria sem função estrutural. Os blocos com função estrutural da classe C com largura de 90mm são permitidos para edificações de no máximo um pavimento. Os blocos com função estrutural da classe C com largura de 115mm são permitidos para edificações de no máximo dois pavimentos. E os blocos com função estrutural da classe C com largura de 140mm e 190mm são permitidos para edificações de até cinco pavimentos.

Os blocos aparentes, como o próprio nome sugere, são blocos construídos com o acabamento para serem utilizados sem revestimento. A Blocos e Lajes Itaim fabrica blocos aparentes tanto na linha de função estrutural, como também na linha de blocos Com o Sem Função Estrutural.

Canaletas e Meio Bloco

Com acabamento reto, nossas canaletas e meio bloco (ou bloco compensador) completam o conjunto de produtos de alvenaria estrutural para a construção civil, conforme as normas NBR 6136/14 e NBR 12118/13.

 

Blocos de vedação

Tabela 1 - Dimensões Nominais (ABNT NBR 6136:2014)
Tabela de medidas dos blocos
NOTA 1: As tolerâncias permitidas nas dimensões dos blocos indicados nesta tabela são de ± 2,0mm para a largura e ± 3,0mm para a altura e para o comprimento.
NOTA 2: Os componentes das famílias de blocos de concreto têm sua modulaçao determinada de acordo com a ABNT NBR 15873.
NOTA 3: As Dimensões da canaleta J devem der definidas mediante acordo etre fornecedor e comprador, em função do projeto.

 

Tabela 2 - Requisitos para resistência característica à compressão (ABNT NBR 6136:2014)
Classificação Classe Resistência1 (Mpa)
Com Função Estrutural A fbk ≥ 8,0
B 4,0 ≤ fbk < 8,0
Com ou Sem Função Estrutural C fbk ≥ 3,0

 

Fotos e Vídeos