(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Muitas vezes, a construção da escada de concreto é um desafio para os profissionais de uma obra. Isso porque é muito importante evitar erros para assegurar-se que a escada construída será eficiente no dia a dia! Ter esse tipo de cuidado é fundamental, inclusive, ao se pensar na segurança das pessoas que vão usar a escada.

As escadas de concreto possuem diversos benefícios. Um deles é a durabilidade. Utilizando materiais de qualidade junto de uma boa execução e conservação, a escada de concreto pode durar muitos anos!

Pensando em te ajudar, criamos este conteúdo com o passo a passo de como fazer uma escada de concreto de qualidade. Confira!

 

1º Passo – Separe o materiais 

O primeiro passo é separar os materiais de construção que serão utilizados para construir a escada. Esses materiais são:

  • Pá;
  • Carrinho de mão;
  • Forma de Madeira;
  • Martelo;
  • Pregos;
  • Betoneira;
  • Ingredientes para o concreto (cimento, inertes, água, areia);
  • Ou concreto pré misturado;
  • Nivelador de concreto;
  • Espátula.

 

2º Passo – Planeje a escada de concreto

Seja dentro ou fora do lar, esse tipo de escada é estável, segura e econômica. Ela pode ter diferentes formatos (por exemplo, circular) e sua construção não demanda ferramentas ou equipamentos sofisticados.

O primeiro passo é levantar as dimensões da escada. Para isso, você vai precisar calcular as medidas de cada degrau. Esse cálculo estabelece que o tamanho de dois espelhos (parte vertical de um degrau) somados a um piso (parte horizontal de um degrau) deve ser igual a 64 cm. Vamos considerar, um degrau com piso de 28 cm de largura (um bom tamanho para acomodar pés pequenos e grandes), o espelho deverá ter 18 cm [(2 x 18) + 28 = 64].

 

 

 

Após o cálculo, é preciso definir a altura da escada, isto é, a distância entre os dois níveis que serão interligados. Se você obtém um valor de 2,88 metros, por exemplo, basta convertê-lo em centímetros e dividi-lo pela altura do espelho para descobrir a quantidade de espelhos que sua escada terá (288 ÷ 18 = 16 espelhos ao todo).

Depois calcule a quantidade de pisos, que será sempre um número a menos que a de espelhos. No caso, 15 pisos de 28 cm, totalizando 420 cm de comprimento total para a escada.

3º Passo – Prepare a fôrma e a armadura

Com os cálculos todos prontos, é hora da prática!

Tudo começa com a fôrma de madeira que ajudará a moldar sua escada. Para fazê-la, corte uma tábua para cada degrau e uma para cada lado da armadura de distribuição (armação que fica sob cada lado da escada e sustenta os degraus). Se a escada for externa, faça a fôrma com uma leve inclinação para a frente, assim, a água da chuva poderá escoar melhor.

As superfícies das tábuas que compõem o molde devem ser regulares, pois, se houver vazamento de concreto, sua escada ficará assimétrica. 

Caso você queira algo mais sofisticado, é possível elaborar as fôrmas para criar uma escada vazada, isto é, sem os espelhos e com os pisos fixados na própria parede.

Depois, com as armaduras já preparadas, posicione-as nos locais apropriados. Tanto a armadura principal quanto a armadura de distribuição dão a resistência que a construção necessita.

 

4º Passo – Faça a concretagem 

Quando o molde estiver finalizado, é hora da concretagem. Projetos pequenos, como escadas de dois degraus, dispensam o uso de betoneiras, e o concreto pode ser virado à mão na própria obra.

Antes de lançar a mistura, umedeça um pouco a fôrma ou aplique um desmoldante, para facilitar a desforma do concreto e verifique se a armadura está realmente alinhada e travada. Depois, alise o concreto no molde com a desempenadeira para dar o acabamento.

Também é possível passar uma vassoura com cerdas de aço na superfície para que o concreto ganhe pequenos sulcos e não fique tão liso e escorregadio. Tome apenas o cuidado de não fazer isso com muita força, pois sulcos profundos acumulam água e comprometem a estrutura com o tempo.

Por fim, deixe o concreto ”secar”, respeitando o tempo necessário, e desmonte o molde. A partir desse momento, já é possível colocar o revestimento (de madeira, cerâmica, mármore ou cimento queimado e etc.) e os demais elementos, como corrimão, por exemplo. 

 

A escada de concreto é algo que causa muitas dúvidas para as pessoas. Já que alguns acreditam que ela é um modelo ultrapassado, mas a verdade é que esse tipo de escada, pode deixar a sua casa moderna!

Além disso, as vantagens da escada de concreto incluem uma limpeza simples e rápida (basta usar água e sabão) e a facilidade com que ela se encaixa em qualquer projeto, podendo assumir diferentes formas, de acordo com as necessidades.

 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como fazer uma escada de concreto! Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas e informações.


Ah! Aproveite e leia também: Tijolo Baiano ou Bloco de Concreto, qual é o mais barato e o mais leve?