(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A laje com EPS é um produto inovador que chegou com diversos benefícios para as estruturas de construção civil.

Mesmo sendo um produto que demonstra alta eficiência e um ótimo custo-benefício, ainda não é muito conhecido no mercado.

Nesse artigo falaremos um pouco sobre a laje com EPS, seus benefícios e como pode ser implementada com segurança em diversos tipos de edificações. Continue conosco!


O que é a laje com EPS?

A laje com EPS é uma cobertura pré-moldada confeccionada a partir de uma estrutura de concreto preenchida com placas de poliestireno expandido (EPS). Esse material é conhecido no mercado como isopor.

Com o conceito que temos sobre a utilização do isopor, pode parecer estranho que ele seja utilizado para a construção de lajes. Na verdade, o isopor serve apenas como enchimento nas lajes, que irá trabalhar como se fossem vigas T. Vale lembrar também que o EPS tem a mesma função da lajota cerâmica, porém é mais leve e fácil de usar.

 

A instalação da laje com EPS

O processo de instalação da laje com EPS é igual a uma laje com lajota cerâmica. Primeiro é feito o escoramento, depois são colocadas as vigas e as placas de EPS intercaladas e então as ferragens (telas e ferragem negativa).

Em seguida, essa laje com isopor é concretada de maneira uniforme e, após a cura do concreto, o escoramento é retirado.

O processo todo dura em torno de 10 dias. Dois dias para fazer o escoramento, um dia para a montagem da laje com as ferragens e sete dias para a cura do concreto, mas é claro, esse prazo varia bastante de acordo com projeto e a dimensão da obra.

 

Vantagens da laje com EPS

Além de ser um produto leve, a laje com EPS possui grande capacidade de resistência e durabilidade. Logo, uma cobertura de laje com EPS garante segurança e proteção para o empreendimento. 

Outra vantagem da laje EPS é possuir ótimo isolamento acústico e térmico. É possível manter uma temperatura confortável no interior, já que a laje com EPS se adapta às variações de temperatura.

A laje com EPS possui ótimo custo-benefício para a obra. Além de economizar materiais para sua instalação, a laje com EPS evita desperdícios de placas de isopor por ser menos suscetível a quebras e de concreto, uma vez que lajes com cerâmica consomem mais concreto devido à infiltração do concreto em quaisquer fissuras que houverem na mesma.

Realizar as instalações elétricas e hidráulicas também ficam facilitadas com a laje EPS. Por ser um material flexível e de fácil manipulação, a laje EPS permite maior precisão nos cortes para as instalações de água e energia. 

Os projetos com a laje com  EPS também são mais rápidos e resistentes, por ser mais leve que a cerâmica, o isopor proporciona um peso próprio menor para a laje, deixando-a mais resistente.

 

Esse artigo foi útil para você? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras novidades. Até a próxima! 🙂