(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Investir em uma obra exige uma série de requerimentos e dúvidas sobre como economizar e, ao mesmo tempo, qual profissional contratar para o projeto. De momento, você deve imaginar no pedreiro, já que é o mais comum, no entanto,  será que para a minha obra pode ser um mestre-de-obras, encarregados ou outros profissionais?

Como nós sempre recebemos essas dúvidas, trouxemos este conteúdo de curadoria para auxiliar na compreensão e apresentar cada serviço, mas caso fique com outras dúvidas, solicitamos que entre em contato conosco!

Leia também: Tijolo baiano ou bloco de concreto, qual o mais barato e o mais leve? 

Entenda a hierarquia dos profissionais da Construção Civil 

O mestre de obra será o responsável por toda a coordenação e orientação do projeto do começo ao fim, ou seja, comparado com as funções de um pedreiro, o mestre de obra terá uma função acima, já que é o coordenador. 

Ao analisar o projeto, a sua atribuição será distribuir as tarefas aos demais profissionais, estar na linha de frente dos prazos de entrega, analisar a produtividade, desempenho e ser o responsável caso aconteça algum acidente no trabalho.

Os encarregados são um pouco parecidos com o mestre de obra, já que o próprio nome já diz, também será responsável por delegar as funções e distribuir o que cada um irá fazer, porém o encarregado também deve ter habilidade na leitura de projetos e ter uma interação direta com o mestre-de-obras. 

Já os pedreiros, são os responsáveis por colocar a mão na massa. Com base na solicitação que o mestre de obra passou para os encarregados e os mesmos, direcionou aos pedreiros, que deverão executar o projeto de acordo com a necessidade do cliente. Um bom pedreiro, precisa executar projetos que envolvam alvenarias, alicerces, chapisco, emboço, colocação de portas, reboco, contrapiso, requadramento de janelas e concretagem entre outros. 

Se você precisa apenas de um pedreiro para fazer um serviço de acabamento, vai compensar você tratar direto com o profissional por se tratar de uma coisa simples, seja realizando algum serviço da parte estética, de colocação de pisos, assentamento de cerâmicas, azulejos, pintura, entre outros serviços pequenos 

Por último, mas não menos importante, nesta área você pode encontrar o ajudante geral ou servente que é responsável por auxiliar o pedreiro. Esse papel de contribui muito para a produtividade uma vez que é responsável por preparar e carregar a massa, os tijolos, a areia, o cimento, fazer pequenas demolições, transporte de entulhos, dentre outros

 

E aí, curtiu o artigo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo e caso continue com dúvidas, comente aqui embaixo! Até logo 🙂