(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Estamos em 2021, porém o ano continua com incertezas devido à Covid -19, um vírus que se alastrou pelo país e que infelizmente ainda reflete nos dias de hoje. 

Por outro lado, para o setor da construção civil, o cenário foi otimista! Foi um dos segmentos que devido ao auxílio emergencial e muitas pessoas terem ficado em casa, o ramo da construção civil se manteve aquecido, por exemplo, o setor passou a faturar 20 a 30% mais desde março. 

Sendo assim, como a tecnologia é um dos assuntos que está sempre em alta e é uma das formas de melhorar o setor no pós- pandemia, realizamos este artigo! Quer saber quais são essas tecnologias e já se atualizar? Confira!

Leia também: Como gerenciar custos de um projeto? 

Tecnologia eficiente: robôs industriais 

Os robôs que são conhecidos pela indústria 4.0 já estão em diversos meios de produção, principalmente na construção civil, de modo a facilitar e aumentar a produtividade do trabalho dos funcionários que atuam nos canteiros de obras.

Embora ainda seja um mercado no início do desenvolvimento, já existem robôs aptos para realizar diversas tarefas. 

A startup norueguesa Nlink criou uma máquina capaz de realizar perfurações precisas no teto das construções. Já a espanhola Scaled Robotics desenvolve robôs para scannear as obras, compará-las com o planejamento digital e localizar possíveis erros.

Impressão 3D

Nenhuma tecnologia reduz a densidade do trabalhador no local de trabalho (para o bem e para o mal) como a impressão 3D. No campo, é essencialmente um grande bico que coloca metodicamente o concreto em estacas verticais de acordo com um projeto programado.

Este método já está em uso comercial em todo o mundo e deve crescer rapidamente. Recentemente, uma empresa de construção residencial 3D arrecadou US $ 35 milhões após imprimir um bairro inteiro no México

Realidade Aumentada

A realidade aumentada já é um mecanismo implementado em alguns projetos, justamente por conta de que esta ferramenta substitui e aperfeiçoa o projeto ao cliente, unindo elementos virtuais e o mundo real.

Segundo o relatório de mercado global de RA (realidade aumentada), deverá ser avaliado em mais de US $1,2 trilhões até o final da década, acima dos cerca de US $37 bilhões. 

Para construtores e desenvolvedores, a realidade aumentada facilita o uso de tecnologia visível e vídeo de 360 ​​graus para permitir:

  • Visualização 3D de projetos futuros em seu ambiente circundante.
  • Medição automatizada de edifícios.
  • Simulação rápida e acessível de mudanças arquitetônicas e estruturais.
  • Treinamento de segurança e simulações de risco.

Locais de trabalho remotos e acesso móvel

Os aplicativos móveis na indústria da construção permitem o acesso ao local de trabalho como nunca foi possível, incluindo inspeções em tempo real, responsabilidade no local e medições precisas tiradas de uma câmera de telefone móvel.

A covid-19 determinou que as equipes continuem a colaborar sem acesso físico a materiais, espaços ou mesmo outros companheiros de equipe. 

A AECOM desenvolveu uma tecnologia que permite que as reuniões de aprovação pública ocorram virtualmente para que os projetos públicos possam continuar a avançar sem reuniões pessoais.