(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Provavelmente você deve ter respondido Tijolo Baiano para ambas as perguntas, porém não é o que foi constatado em um teste feito por uma construtora parceira, que aproveitou e também fez testes com o Bloco de Concreto com fundo que, como muita gente não sabe não faz parte da Norma Brasileira, mais especificamente a NBR 6136.

No teste a empresa levantou e rebocou de três paredes de 1m² cada feitas com Tijolo Baiano (11,5cm x 19cm x 29cm), Bloco de Concreto com fundo e Bloco de Concreto com fundo (ambos com 14cm x 19cm x 39cm), onde o resultado você confere nas fotos acima.

Consumo – 2ª Imagem: Pelo fato de o Tijolo Baiano ser menor, temos o uso de 32 un/m² contra 12,5 un/m² dos Blocos de Concreto. No assentamento acaba-se usando mais massa no Tijolo Baiano, seguido do Bloco de Concreto com fundo. Por mais que a diferença no reboco e chapisco seja pequena dos Blocos de Concreto para o Tijolo Baiano, é importante ressaltar que em muitas obras usa-se o Bloco de Concreto Aparente (que dá um acabamento sem o reboco como podemos ver na última imagem) além de podermos assentar revestimento diretamente na alvenaria, dispensando o reboco.

Peso – 3ª Imagem: Entendemos que o peso do Bloco de Concreto chega a ser 5x o peso do Tijolo Baiano, mas se considerarmos a diferença no consumo de massa para assentamento, temos a parede total com 289,06kg para o Tijolo Baiano contra 279,41kg do Bloco de Concreto sem fundo, uma redução mesmo que pequena, mas que mostra como essa segunda opção não é mais pesada! Ainda, se revestirmos essa parede e dispensarmos o reboco, seu peso cai para 152,15kg sem o revestimento!!!

Custo – 4ª Imagem: Por fim foi pego a preço de mercado de toda a matéria prima e mão de obra utilizada, e chegamos ao valor de R$130,00 a alvenaria pronta do Tijolo Baiano, contra R$ 109,00 do Bloco de Concreto sem fundo.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente em um de nossos canais de vendas