(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

O reforço estrutural é um procedimento importante para garantir a segurança do empreendimento, corrigindo problemas da construção que podem ser causados por diversos fatores. Continue sua leitura e descubra mais sobre o reforço estrutural.

 

O que é o reforço estrutural?

 

O reforço estrutural é um processo de engenharia civil, geralmente aplicado em casos de comprometimento da estrutura do empreendimento, seja por erros de execução ou até mesmo ações climáticas. Com isso, reforçando fundações e aumentando a resistência de uma estrutura.

Para sua realização, são adotados alguns procedimentos como:

  • Reforço de pilares, vigas e lajes.
  • Utilização de fibra de carbono.
  • Reestruturação de armaduras.
  • Aplicação de chapas de aço para reforço.

Lembrando que o reforço estrutural é necessário para revitalizar a estrutura e garantir sua eficiência original ou readequar para que a estrutura possa receber acréscimo de carga sem maiores danos.

 

 

Quando utilizar o reforço estrutural?

 

Diversas situações demandam a necessidade de se utilizar um reforço estrutural. Alguns dos fatores que contribuem para o uso desse processo são:

  • Erros na elaboração e execução do projeto de construção.
  • Ações climáticas, como chuvas e ventos.
  • Desgastes da estrutura provocados por agentes químicos, físicos ou biológicos.
  • Problemas no solo onde foi feita a construção.
  • Aumento da capacidade de carga, em casos da construção de pavimentos adicionais.

Para garantir execução adequada do reforço estrutural é importante não só trabalhar com empresas e profissionais experientes no segmento como também utilizar materiais de construção com garantia de qualidade.

Vale lembrar que os processos de reforço estrutural são tão importantes quanto a construção de uma obra, já que precisam garantir maior resistência, segurança e viabilidade de uso do empreendimento.

 

 

Tipos de reforço estrutural

 

Existem diversos tipos de reforço estrutural, que são aplicados de acordo com a demanda do projeto. Veja a seguir os principais tipos utilizados na construção civil.

 

Incremento e seção de armadura

Para esse processo, as dimensões da estrutura são aumentadas. Também chamado encamisamento da estrutura original, esse método é aplicado para aumentar a capacidade de carga.

Apesar de ter um custo menor em relação a outros processos, o aumento e incremento de armadura demanda maior área útil de construção.

 

Reforço com perfis metálicos

Esse tipo de reforço é realizado com a utilização de chapas ou perfis de metal que garantem absorção de esforços para estrutura sem aumentar seu peso.

O reforço metálico também pode demandar perda de área útil na construção. O processo apresenta maior complexidade e deve ser executado por especialistas para não ter sua capacidade comprometida.

 

Fibras de carbono

Além de ter uma implementação mais simples, o reforço com fibras de carbono não demanda alteração da área útil de construção.

Utilizando fibras de carbono, é possível aumentar a capacidade e resistência de pilares, vigas e até mesmo lajes.

Durante o processo, as fibras de carbono são fixadas a estrutura com um adesivo químico com essa finalidade. Para manter a qualidade e eficiência do reforço, é necessário que as fibras sejam instaladas da forma correta.

 

 

Vantagens do reforço estrutural

 

Utilizar o reforço estrutural permite não só a eficiência da estrutura como também garante segurança para o empreendimento.

Além de evitar problemas como danos à estrutura, interdição ou desvalorização do edifício, realizar esse processo garante diversas vantagens como:

  • Maior segurança e possibilidade de expansão do edifício.
  • Aumento da vida útil da estrutura.
  • Prevenção de fissuras, trincas e outros tipos de danos.

 

Agora que você sabe da importância do reforço estrutural, conheça as soluções de qualidade garantida da Blocos e Lages Itaim.

 

Gostou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!