(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Elemento fundamental na composição do concreto, o cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento.

Neste post vamos falar um pouco sobre a importância de usar os produtos dentro do prazo de validade e também dicas de como armazenar o cimento.  

Confira!



Cimento tem prazo de validade?

O sucesso de uma obra depende de vários fatores, entre eles, o uso de materiais de qualidade. Mas, o que às vezes passa despercebido é garantir que eles estejam dentro do prazo de validade. Isso é fundamental para evitar riscos na obra!

O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da data de fabricação impressa, mas se não houver cuidado na hora de guardar, você corre o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.

Isso acontece porque o cimento é altamente sensível à umidade e pode endurecer ou empedrar se não estiver corretamente armazenado. A boa notícia é que tem como armazenar cimento corretamente e evitar o desperdício de material, bastam alguns pequenos cuidados.

 

Como armazenar corretamente o cimento?  

Para garantir a qualidade do cimento alguns pequenos cuidados devem ser tomados, entre eles:   

1 – Cuidado ao transportar os sacos de cimento

Retire os objetos pontiagudos do veículo antes de carregar o material, evitando o risco de perfurar ou danificar os sacos. Outra dica é transportar o material pegando o saco de cimento por baixo e não pelas extremidades. Isso vai evitar que o saco rasgue e haja desperdício de material. Sempre cubra os sacos com lonas impermeáveis e se possível amarre para evitar movimentos durante o transporte.  

2 – Não coloque os sacos diretamente no piso

A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. É importante que o lugar tenha boa ventilação, pois isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade é importante sempre colocá-los em lugares elevados, em cima de paletes, por exemplo, e, sempre cobrir com sacos ou lonas.   

3 – Não armazene o cimento com outros materiais

Essa dica é muito importante, já que a contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do cimento, por isso evite guardar os sacos junto com fertilizantes, por exemplo, ou outros produtos do gênero.   

 

4 – Verifique o estoque com atenção

Com o passar do tempo o cimento vai perdendo suas propriedades. Por isso, não compre vários sacos de uma vez só e fique atento a data de validade impressa na embalagem para usar sempre os sacos mais antigos primeiro.   

 

5 – Cuidados para armazenar os sacos de cimento já abertos

Nem sempre se usa todo o saco de cimento de uma vez, por isso, é necessário armazenar o material já aberto de forma correta para que possa ser usado em outra ocasião.

Para garantir a conservação do produto é importante guardar o que sobrou em um balde plástico com tampa. Antes de tampar, coloque um plástico preto no topo do balde e prenda com um cordão bem apertado. Depois disso tampe o balde normalmente.

Outra opção é colocar o cimento que sobrou em pequenos sacos plásticos. Assim você pode desembalar somente o necessário para usar em pequenos reparos.  

O que fazer quando o cimento estiver empedrado?

Com certeza, todos os cuidados podem aumentar a vida útil do cimento, mas ainda assim, alguns sacos podem empedrar, contudo o endurecimento pode ser superficial. 

Para saber se eles ainda podem ser utilizados, tombe-os sobre uma superfície dura e afofe o pó ou esfarele os torrões entre os dedos. 

Outra alternativa é peneirar em malha de 5 mm (peneira de feijão) caso o cimento seja para aplicações menores, como pisos, contrapisos, calçadas. Em caso de peças estruturais, o cimento já não é mais válido, pois sua resistência fica comprometida.

 

Outras dicas sobre cimento 

Embora seja um material que garante versatilidade e resistência na obra, o que poucos sabem é que o cimento é sensível e precisa de alguns cuidados para não comprometer sua qualidade. Abaixo listamos algumas características do cimento. Veja:

  • O cimento deve ser armazenado em local bem protegido de chuva, sol, vento, umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade.  
  • Para o estoque do cimento, a pilha deve ser constituída de no máximo 10 sacos. As pilhas devem ser feitas sobre estrados de madeira para que não haja contato direto com o piso e os sacos não devem ficar em contato com as paredes ou com o teto.

 


Viu? Agora você já sabe como é importante armazenar o seu cimento e de como tomar os devidos cuidados com esse material!

Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e informações. Tchau!