(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Diferentes tipos de cimento são utilizados para os mais diversos fins dentro da construção civil. Existem alguns tipos específicos, cuja fórmula é completamente diferente de acordo com cada finalidade do produto. 

Cada um deles foi projetado e fabricado para um tipo de construção e entender a diferença entre eles pode ajudar a aproveitar melhor as vantagens de cada um!

Conheça os tipos de cimento disponíveis no mercado, suas finalidades e quais deles são os mais adequados para a sua obra!


O que é cimento portland (CP)?

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência e durabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.  

O cimento Portland é um material pulverulento, isto é, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio. Esses componentes, ao serem misturados com a água, hidratam-se e produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica. Mesmo quando submetido à nova ação da água, não se decompõe.



Veja as especificidades de cada um dos tipos de cimento:

Cimento CP-I

Este cimento é o mais básico que está à venda no mercado. Possui uma fórmula mais simplificada, para obras que não possuam exigências específicas em relação ao tipo de cimento utilizado. O único aditivo utilizado neste tipo de produto é o gesso, cuja função é retardar a rigidez para permitir que o profissional tenha mais tempo para a aplicação. É um cimento de baixa resistência e é mais utilizado para a área da indústria.

 

Cimento CP-II

Este tipo de cimento possui uma composição bastante semelhante à do citado anteriormente. A única diferença está no fato de que o CP II-S possui aditivo pozolânico, o que proporciona menor permeabilidade ao produto.

O CP-II é apresentado em três opções:

CP-II E: Cimento Portland Aditivado com Escória de Alto Forno.

CP-II Z: Cimento Aditivado Pozolânico.

CP-II F: Cimento Aditivado de Material Carbonático – filer.

 

Cimento CP-III

Este cimento tem como principais características o baixo calor de hidratação, alta durabilidade e impermeabilidade, uma boa resistência às variações de temperatura (expansão e contração), além de resistência a materiais à base de sulfato. Pode ter até 70% de teor de escória em sua composição. Dada as suas características de resistência aos mais diversos ambientes, este cimento é altamente recomendável para obras com grande agressividade – barragens, pontes, esgotos, fundação para máquinas, afluentes de esgoto, ou ainda obras mais simples e genéricas.

 

Cimento CP-IV

Assim como seus outros dois “primos” aditivados, o CP IV tem maior índice de pozolana em sua fórmula.  Como há muita pozolana em sua composição, a impermeabilidade é alta e a durabilidade é amplificada. Tem boa resistência a ambientes ácidos e contato com sulfato. É indicado também para obras com água corrente, uma vez que apresenta baixa porosidade.




Cimento CP-V ARI

Por conta do seu processo de fabricação, tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. Ao final dos 28 dias de cura, também atinge resistências maiores que os cimentos convencionais. É muito utilizado em obras industriais que exigem um tempo de desforma menor. É recomendado apenas para a fabricação de concretos.

 

Agora que você já conhece mais sobre os diferentes tipos de cimento no Brasil e suas características e aplicações, fica mais fácil entender qual é o mais indicado para a sua obra.

 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog e saiba muito mais sobre outros temas do universo da construção civil!

Até a próxima! 😉