(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

O acabamento é uma etapa da obra que é essencial para o resultado final da construção. É a partir da qualidade do acabamento que uma casa ou apartamento é mais ou menos valorizada, por isso, para entregar uma obra de ótima qualidade, verifique tudo o que você precisa saber sobre o acabamento de obra!

Confira ainda todas as informações que você precisa para adquirir os melhores materiais e investir em acabamentos de obra de excelente qualidade.

 

Você também pode se interessar: Bloco de Concreto: 4 dicas para te ajudar na hora do assentamento!

 

O que faz parte do acabamento da obra?

Como o próprio nome diz, acabamento de obra é um termo que se refere às etapas finais da construção e que envolve o assentamento de pisos, azulejos, pintura das paredes, colocação de pias e vasos sanitários e ainda a instalação de outras estruturas fundamentais para que o local funcione.

Embora pareça uma parte pequena da construção, o acabamento de obra é uma das etapas mais caras e que envolve uma infinidade de detalhes que precisam ser fiscalizados e pensados para que os resultados sejam excelentes e saiam de acordo com o projeto.

O que costuma ocorrer na fase do acabamento de obra e que pode comprometer muito a qualidade e valor da construção é que, ao final do processo, o acabamento saia muito caro e quem está construindo já tenha ficado com pouco dinheiro e queira economizar nessa etapa, o que é justo.

No entanto, é preciso ter cuidado quando se fala em economia no acabamento de obra para que não haja prejuízos e a casa ou apartamento fiquem com má qualidade.

 

Como economizar mantendo o acabamento com boa qualidade

Embora não seja muito fácil manter o acabamento de boa qualidade economizando dinheiro, algumas dicas podem contribuir muito para que isso seja possível. Confira:

 

1 – Planejamento da obra

Durante os cálculos para gastos da obra, o acabamento de obra precisa ser incluído com realismo. Não será possível economizar e manter a qualidade da construção ignorando os detalhes e tudo o que será necessário para que a casa fique pronta de acordo com o projeto.

Uma boa dica é não tentar economizar nos detalhes ou achar que o acabamento de obra não é importante. Pense junto com o engenheiro em tudo o que realmente será necessário na casa, apartamento ou construção em geral para que ela funcione adequadamente.

 

2 – Orçamentos diversificados

Cada material pode ser encontrado por melhores preços em lojas específicas, portanto, não é ideal fazer toda a compra dos materiais para acabamento de obra em um só lugar.

Cuidado também com as condições de pagamento que algumas lojas oferecem e que podem ser uma forma de empurrar materiais de baixa qualidade entre os escolhidos por quem pretende fazer o acabamento de obra.

Fique sempre atento e faça orçamento de todo o material em ao menos três lojas, comprando em locais diferentes sempre que necessário.

 

3 – Pesquise muito sobre a qualidade do material

A qualidade do material deve ser um ponto muito importante em sua pesquisa, assim como o preço dos materiais.

Encontrar materiais de alta qualidade por preços não tão altos pode ser possível desde que você faça uma boa pesquisa, encontre promoções ou compre em locais especializados.

 

4 – Liste os itens essenciais e decorativos

Embora todos os itens devam ser considerados desde o planejamento da obra e colocados no valor a partir do projeto, os itens que são meramente decorativos podem ser acrescentados posteriormente.

Uma boa ideia é quitar os materiais essenciais para o acabamento de obra e fazer outra lista com o que é meramente estético e comprar esses materiais em duas levas.

Também pode ser uma ótima alternativa ir comprando esses itens decorativos aos poucos, durante ou mesmo após a obra ser concluída, mas é importante não deixar de lado os itens decorativos que também fazem parte do acabamento da obra e ajudam a compor o estilo que você escolheu para a construção.

 

5 – Cuidado com a contratação de quem não é especialista

Uma contratação barata que pode sair cara é aquela escolhida por pessoas conhecidas ou mesmo parentes que se dispõem a fazer pinturas ou assentamentos de casa, mas que nem sempre entendem de acabamento de obra.

Muito frequentemente pessoas bem intencionadas podem ocasionar imprevistos ou resultados com qualidade abaixo do esperado.

Lembre-se que o acabamento é uma etapa muito importante e a fase que mais valoriza a construção, por isso, trate essa parte como qualquer outra, sem valorizar menos o trabalho necessário para realizá-lo!

 

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e dicas. 🙂

 

Até a próxima!