(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Construir uma obra do zero, independente do que seja, pode ser considerado como um investimento muito alto que necessita de uma série de planejamentos referentes aos custos, se não, você pode se perder no meio da jornada.

Sendo assim, como forma de ajudar a todos vocês que estão iniciando ou pretendem realizar um novo empreendido na obra, no assunto de hoje iremos abordar algumas dicas que são fundamentais e úteis no momento de economizar.

Quer conhecer as nossas dicas? Continue a leitura e saiba mais!

Atual cenário da construção civil no Brasil

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que depois de móveis e eletrodomésticos, as vendas de materiais de construção foram as que registraram maior crescimento em agosto, 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A questão do aumento também está relacionada ao auxílio emergencial, que tem contribuído diversas famílias brasileiras. Outra observação é de que o setor da construção civil cresceu 2,7% em julho em relação a junho e passou a operar no maior nível desde dezembro de 2017, superando a pré-pandemia, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

#Dica 1: Faça um projeto ou escopo da sua obra

Antes de iniciar qualquer obra, é importante que você tenha uma planilha com todo o projeto, desde o valor do orçamento dos materiais, profissionais que farão os serviços da obra, equipamentos, arquitetos, móveis, entre outras questões.  

O projeto é uma forma de guiar os procedimentos para não deixar que você gaste mais do que o necessário em alguns produtos de acabamento. No começo pode parecer como uma ação não tão relevante, mas este processo é um investimento que trará retorno futuramente que talvez, você nem esperava e ficará surpreendido.

Outro objetivo sobre o planejamento é de que você consegue acompanhar os custos da obra inserido na realidade, você evita que a obra dure mais e gaste mais. 

#Dica 2: Contratar uma empresa qualificada e confiável

Agora que você já montou o seu planejamento, é a hora de conhecer algumas empresas que fornecem materiais de construção para a obra. 

Entre todas as opções, sempre haverá aquela que estará de acordo com as suas necessidades, no caso, nós da Blocos e Lajes Itaim, uma empresa que já atua no segmento há mais de 45 anos, estamos à sua disposição para oferecer ajuda na sua laje, alvenaria, piso intertravado e mourões, além de muro de arrimo.

E já que estamos falando da nossa empresa, um dos nossos produtos mais vendidos é o bloco de concreto com ou sem função estrutural, que oferece economia em materiais para construção (areia, pedra, cimento, aço, massa corrida e etc.), em alguns casos por serem aparentes até dispensam a utilização dos materiais para o reboco. 

Sem contar na agilidade para assentamento, praticidade em passar fiações desde o início, evitando assim aquele “quebra-quebra” depois de tudo pronto.

#Dica 3: Peça descontos para volumes altos 

Ao fazer uma cotação de materiais com os fornecedores, não tenha vergonha em pedir um desconto. Pergunte sempre quanto eles podem dar de desconto ao comprar todos os materiais, normalmente essa estratégia sempre funciona e é muito boa já que você consegue um desconto e ao mesmo tempo quando for fazer novas obras, pode ir neste mesmo lugar, quem sabe a empresa não torna você um cliente fidelizado? ☺

#Dica 4: Esteja mais presente na obra

Outra maneira de solucionar possíveis problemas econômicos é de estar mais presente na obra, ou seja, uma espécie de liderança. Você será responsável por comandar algumas atividades, acompanhar de perto ou longe a estrutura do projeto, verificar se o serviço que os pedreiros, arquitetos, design de interiores estão fazendo. 

Mas, por que essa função está relacionada a economia? Ao invés de contratar alguém para supervisionar, você pode assumir este cargo e fazer essa mediação entre os profissionais de diferentes habilitações, além de deixar a obra exatamente como você quer.

#Dica 5: Faça você mesmo 

No tópico acima, comentamos a respeito de estar mais presente na obra, mas você já pensou em realizar algumas tarefas que talvez você tenha conhecimento ou domina? 

Não estamos pedindo para você fazer todo o serviço pesado ou questões mais técnicas, mas colocar a mão na massa pode ser uma boa opção de economia. Caso você entenda do assunto e queira economizar, pode chamar alguns membros da família e fazer a parte que não exige tanto esforço, como por exemplo pintar as paredes ou rebocar a estrutura.

Você pode escolher um final de semana e colocar na prática toda a pintura da casa. Outra divisão da obra que pode ter sua ajuda é na marcenaria. Trabalhar com madeira, além de ser um exercício intelectual que requer cálculos, dá a ideia de criação e um toque de nossas próprias mãos, criando produtos personalizados e repletos de experiências agradáveis. 

Você já aplica alguma dessas dicas na rotina da sua obra? Comente aqui embaixo a sua experiência e não se esqueça de continuar nos acompanhando, novos conteúdos e exclusivos são sempre postados aqui!