(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Assentar os blocos de concreto é uma prática muito comum no dia a dia de qualquer obra. Porém, para construir uma parede bem alinhada e resistente, é fundamental conhecer a técnica e não cometer erros básicos.

Neste conteúdo separamos 4 dicas para te ajudar na hora de assentar os blocos de concreto. Além disso, você também pode conferir um simples passo a passo de como fazer esse processo. Acompanhe! 

 


Qual a diferença entre assentar blocos de concreto ou blocos de cerâmica?

Os dois blocos, tanto o de concreto quanto o de cerâmica, são muito utilizados no assentamento de uma obra. Apesar disso, cada um deles oferece particularidades diferentes que devem ser analisadas antes da construção.

Explicando de modo geral, apesar do bloco de cerâmica ser mais leve, o assentamento desse material exige o uso de muita argamassa, gesso e reboco, deixando a parede mais pesada.

Já o bloco de concreto, além de ser uma opção mais econômica e resistente, não exige muitos materiais durante o assentamento. Isso torna a construção mais prática e rápida.

 

Veja, agora, o passo a passo como assentar blocos de concreto:

Listamos um passo a passo bem simplificado de como assentar blocos de concreto. Perceba como o processo é prático:

  1. Faça a marcação da alvenaria de acordo com o projeto;
  2. Identifique os eixos externos da construção e estique a linha para marcar o eixo;
  3. Assente os primeiros blocos de concreto nas extremidades;
  4. Comece a execução da sua primeira fiada;
  5. Suba as fiadas das extremidades com altura de até 1,20 m;
  6. Retorne a segunda fiada, puxe a linha entre as extremidades e assente os blocos um por um;
  7. Dê sequência nesse procedimento até alcançar a última fiada.



4 ótimas dicas para assentar blocos de concreto

Selecionamos algumas dicas que você pode usar antes e durante da construção com os blocos de concreto.

Verifique a quantidade de blocos

Primeiro, é importante verificar a quantidade de blocos de concreto que seu projeto precisa. Uma dica para economizar e evitar quebra de blocos durante o corte, é incluir no pedido cerca de 10% para meio bloco e 10% para canaleta.

Separe os materiais

Veja se você tem os materiais necessários para realizar a construção. Normalmente, os produtos usados para o assentamento são encontrados em qualquer loja de construção, os principais deles são:

  • Desempenadeira ou colher de pedreiro;
  • Mangueira;
  • Luvas;
  • Chapas de madeira;
  • Nível;
  • Argamassa;
  • Corda;
  • Cinzel;
  • Vergalhões;
  • Argamassa.

Faça a demarcação das quinas

Antes de assentar blocos de concreto, estabeleça as quinas das paredes. Em seguida, faça a demarcação delas com estacas de madeira. Depois, amarre uma corda nas estacas, elas irão delimitar o perímetro da construção.

 

Cheque o alinhamento

É fundamental que você cheque se os blocos estão alinhados. Para isso, coloque o nível de carpinteiro sobre o primeiro conjunto dos blocos. Caso perceba algum desnível, aproveite a argamassa molhada para retirar e ajustar os blocos com a ajuda da colher de pedreiro.

Outra ótima dica é medir a altura e comprimento da parede, sempre a cada três fiadas. Assim, você tem controle do alinhamento da estrutura.

 

Vale lembrar, também, que para fazer o assentamento é preciso saber que existem diferentes tipos de blocos de concreto, para diferentes funções e conhecê-los é essencial! 

 

E você, gostou das dicas para te ajudar em como assentar blocos de concreto? Continue acompanhando nosso Blog para mais informações e até a próxima! 😉