(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Que os blocos de concreto são materiais fundamentais para quase todos os tipos de obra, especialmente para estruturas, sejam abaixo ou acima do solo, é uma questão que todos sabemos. Mas também é de uso dos blocos de concreto serem assentados em muros de contenção para diversos tipos de locais e obras.

Assim, quem deseja aprender mais sobre esse tipo de estrutura não pode deixar de conferir o passo a passo: saiba como fazer um muro de contenção com blocos de concreto!

Para que servem os muros de contenção?

Muros de contenção são estruturas feitas com blocos de concreto e que também recebem o nome de muro de arrimo. Essas estruturas são feitas, como o próprio nome diz, para conter a construção de possíveis riscos físicos.

O muro de contenção é, então, feito com blocos de concreto de forma a poupar a construção de desmoronamentos de barrancos, evitando que caiam e ainda controlar a pressão de terrenos e solos diferenciados.

Em casas ou edifícios construídos próximos a barrancos, é o muro de contenção feito com blocos de concreto que impede o deslizamento do barranco e protege a construção a longo prazo.

São os muros de contenção ainda que impedem que chuvas mais fortes provocam desnivelamento do terreno e que o peso pelo acúmulo de água provoque desastres como desabamentos e outros danos, por isso o bloco precisa ser muito resistente.

 

Como construir um muro de contenção passo a passo

Se você deseja saber o passo a passo de como construir um muro de contenção com blocos de concreto, confira as próximas instruções do texto:

1 – Faça o estudo do terreno

Para que o muro de contenção seja feito de forma adequada, antes do assentamento dos blocos, é preciso fazer um estudo aprofundado do terreno. Pode ser necessário contar com ajuda de um profissional da engenharia civil para esse passo.

Esse estudo é o que garante que os blocos de concreto do muro de contenção ficarão seguros e firmes onde forem assentados.

 

2 – Fundação do muro de contenção

A fundação é o quanto o muro de contenção ficará abaixo do solo e esse é um cálculo que também deverá ser feito de acordo com o terreno e com o tipo de obra que será construída no local.

Quanto mais pesada a obra maior a profundidade e capacidade de resistência o muro de contenção deve possuir. Assim, o ideal é calcular a fundação a partir da inclinação do terreno e de outros fatores como o tipo de material e também a altura do muro que será construído com blocos de concreto.

 

3 – Pilares de sustentação

Embora nem todo muro de contenção tenha pilares de sustentação, em alguns casos pode ser necessário que essas estruturas sejam colocadas como apoio à estrutura de bloco de concreto que virá em seguida com o muro.

Os pilares de sustentação são construídos com concreto armado e também precisam ser adequados ao tamanho e tipo de muro de contenção que será construído com blocos de concreto.

O pilar de sustentação é fundamental em locais com muita incidência de chuvas e podem ser muito importantes para que o muro de contenção possa resistir ao desmoronamento.

 

4 – Drenagem

A drenagem do terreno é essencial para a redução da pressão que pode ser causada pela água sobre as estruturas do muro e evitar que essa estrutura entre em risco.

 

Como escolher o material para o muro de contenção

O próximo passo após os primeiros preparativos para a construção do muro de arrimo é escolher o bloco de concreto adequado para a obra. Essa classificação a ser escolhida depende do tipo de muro que será construído.

Os muros de contenção só podem ser feitos com blocos de classe A que são muito resistentes e ideais para o uso abaixo do nível do solo

 

Você também pode se interessar: Como escolher o tipo de bloco de concreto ideal para sua obra?

 

Além de serem a melhor escolha em termos de material para construir um muro de arrimo, os blocos de concreto costumam ser também a opção mais barata e resistente.

O muro de contenção pode ser construído a partir de dois métodos principais. O primeiro é por gravidade e costuma ser indicado para terrenos que possuem desnível que não passe de 5 metros. Quando o muro de contenção é feito por gravidade é usado o gabião!

Já para locais onde haverá muita pressão sobre o muro de contenção o ideal é usar concreto armado em um processo chamado de método de flexão.

 


E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas e informações. Até a próxima! 😉