(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A estrutura é um passo muito importante na construção civil e requer muita atenção e cuidado para que não haja imprevistos no futuro. Afinal, é a estrutura que vai garantir segurança, durabilidade e funcionalidade à obra.

Mas você sabia que há diferentes tipos de estruturas e cada uma delas possui especificações próprias? Neste post você vai conhecer os tipos de estruturas mais comuns na construção civil. Confira!

 

Os 3 tipos de estruturas mais utilizadas na Construção Civil são: 

 

Estrutura Metálica

As estruturas metálicas são cada vez mais utilizadas na construção civil por apresentar diversos benefícios. Ela pode ser aplicada em diversos tipos de projetos, como casas, pavilhões, supermercados, shoppings, centros de distribuição, entre outros.

Listamos algumas vantagens que esse tipo de estrutura oferece. Veja a seguir! 

Resistência e Durabilidade

As estruturas metálicas possuem uma enorme resistência mecânica, isto é, tem uma grande capacidade de suportar esforços sem sofrer deformações.

Além disso, as estruturas metálicas são flexíveis possibilitando a fabricação em vários formatos de elementos (como pilares e vigas), e, por essa razão, oferece várias opções para as edificações.

Uma outra vantagem que precisamos destacar é que, se reforçadas com pinturas especiais, esse tipo de estrutura proporciona uma vida útil maior e oferece proteção contra agente químicos e incendiários. 

 

Rápida execução 

As peças são produzidas na fábrica em medidas específicas para atender ao projeto. Ou seja, chegam à obra prontas para a montagem. Assim, a equipe fica responsável somente pela sua montagem, que pode ser feita de forma rápida e prática.  

Isso faz com que o cronograma da obra seja reduzido consideravelmente!

Ah! Vale lembrar que esse sistema construtivo exige uma mão de obra especializada. Além disso, o aço é um produto industrializado sobre o qual incidem impostos, e possui um custo elevado em relação aos materiais convencionais utilizados em canteiro. 

 

Estrutura de concreto armado

O concreto armado é a estrutura mais utilizada na construção civil e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de obra. Isso acontece por conta da sua composição, que é baseada em uma mistura de água, cimento, areia e brita. Dessa maneira, é possível obter um produto com alta aderência, firmeza e solidez. 

Por conta de suas características e especificações, essa estrutura oferece diversos benefícios. Como:

 

Economia

Comparada aos outros tipos, a estrutura de concreto armado é a opção mais econômica já que o custo da sua matéria prima não é muito alto. 

Outro fator que torna essa estrutura mais econômica é que não é necessário um grande investimento em mão de obra.

 

Alta resistência 

Uma estrutura de concreto armado é muito resistente a diversas eventualidades. Ou seja, as construções conseguem suportar movimentações em suas estruturas, sons altos, locomoção de veículos, passagem de trens, choques, vibrações, entre outros fatores. 

Além disso, o concreto armado é bastante resistente aos desgastes mecânicos, como choques e vibrações. 

 

Adaptável 

O concreto armado é um material altamente adaptável ao local onde está sendo aplicado. Isso porque o concreto é uma massa pastosa – enquanto está sendo preparada – e consegue se adaptar a qualquer espaço em que é colocada. 

Isso permite a elaboração de diversos projetos diferentes dentro da construção civil, podendo ser usado em vários tipos de obras, desde projetos simples e pequenos até construções gigantes. 

 

Qualidade

A NR  (Norma Reguladora) 6118 e a NR 14931 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são as normas exigidas para execução de uma obra, entre elas estão as regras referentes à durabilidade do material utilizado.  

Isso serve para garantir que não ocorrerá nenhum defeito com o concreto armado.

 

Estrutura de Madeira

A estrutura de madeira pode ser utilizada em qualquer tipo de construção, mas aqui no Brasil são mais comuns em coberturas de edificações, pontes de estradas vicinais e outras obras específicas. 

Os benefícios proporcionados por esse tipo de estrutura são:

Custo e acessibilidade 

Geralmente, a madeira é um insumo barato. Além disso, é possível trabalhar e aproveitar o material de várias formas, evitando desperdício.

Uma outra vantagem é a disponibilidade do produto no mercado, já que a madeira é usada na construção civil há muitos anos.

Durável e isolante 

Ser um material que dura ao longo do tempo e que também é um isolante térmico com certeza é uma das principais vantagens da madeira. Ela é um isolante natural e pode reduzir consideravelmente os custos com ambientação de espaços. 

Porém, justamente por ser um material natural, a madeira está suscetível a pragas e fundos. Então, é preciso analisar o tipo de madeira e ambiente onde a mesma será empregada.

 

Adequação do projeto às normas vigentes 

Independente do material usado, é fundamental que ele se ajuste às solicitações da prefeitura e do corpo de bombeiros. Essas medidas irão garantir que as obras sejam feitas de maneira correta e segura. 

Por isso, é necessário a orientação de profissionais de arquitetura e engenharia especializados em projetos. 

 

Como pudemos ver, as estruturas na construção civil são muito importantes e conhecê-las te ajuda a decidir qual a melhor opção para a sua obra.

Esperamos ter ajudado! Aproveite e confira outros conteúdos, clicando aqui. 

 

Até a próxima! 🙂