(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A sustentabilidade na construção civil é um fator que tem sido considerado durante a gestão de obras.

Para tanto, a construção de empreendimentos atuais já busca não só prover uma estrutura sustentável, mas também a utilização de materiais que não prejudicam o meio ambiente.

No artigo de hoje falaremos sobre a sustentabilidade na construção civil e algumas dicas para gerenciar uma obra sustentável e eficiente.

Boa leitura!

 

A sustentabilidade na construção civil

 

Considerando que a questão da sustentabilidade está em alta e diversos segmentos já buscam trabalhar dentro dela, para a construção civil não é diferente.

A chamada sustentabilidade na construção civil se refere a um conjunto de estratégias que visa diminuir os impactos ambientes durante a construção de um empreendimento.

Hoje esse conceito se inicia no planejamento da obra, na escolha dos materiais e finaliza com funcionalidades do local construído que vão prover uma operação sustentável.

A boa notícia é que preservar o meio ambiente durante e após a construção de uma obra não é tão difícil. Continue sua leitura e veja algumas dicas para manter sua construção sustentável e funcional.

 

 

Dicas de sustentabilidade na construção civil

 

Manter a sustentabilidade de um empreendimento garante não só um trabalho limpo como também pode evitar comprometimentos ao ambiente.

Para manter sua obra dentro dos padrões de preservação do meio ambiente, veja as dicas as seguir:

 

Utilização de materiais com baixo impacto ambiental

O concreto reciclado e materiais biodegradáveis são apenas alguns exemplos de materiais que oferecem baixo impacto ambiental.

Eles oferecem mais durabilidade e não gastam tantos recursos naturais, oferecendo um retorno a longo prazo, principalmente com o baixo custo de manutenção.

 

Gestão de resíduos

Outro ponto importante é o descarte adequado de resíduos como entulhos e lixo gerado pela obra. É preciso definir as formas seguras de destinação, incluindo aqueles que podem ser reciclados.

 

Utilização de energia renovável

Um quesito importante da sustentabilidade na construção civil é renovação de energia, tanto na construção como para a obra já pronta.

Para isso, é importante estudar a implementação de coletores solares, painéis de energia fotovoltaicas e outros recursos de reaproveitamento da energia.

 

Projetos com aproveitamento de luz natural

O aproveitamento da luz natural é outro fator importante para a economia de energia. Explorar a iluminação natural por mais tempo economiza o uso de energia elétrica.

 

Isolamento térmico

Um bom processo de isolamento térmico garante maior retenção de calor no inverno e menor durante o verão. Isso vai garantir uma temperatura equilibrada sem a necessidade de utilizar equipamentos elétricos para obter um ambiente agradável.

 

Reutilização da água

É importante estabelecer métodos para o reaproveitamento da água, não só durante a construção da obra, mas também em sua operação.

Outro ponto é evitar o escoamento de água em vias que podem contribuir para enchentes e inundações em áreas urbanas.

 

O que vimos acima são apenas algumas práticas sustentáveis que, com um bom planejamento, são possíveis de serem aplicadas na construção civil.

 

Para trabalhar com soluções inteligentes e que vão contribuir com a sustentabilidade na construção civil, conheça a Blocos e Lajes Itaim.

 

O que achou desse artigo? Deixe nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!