(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

Na hora de construir, uma das principais questões é de como realizar o cercamento do terreno. Esse processo é importante, além de demarcar áreas garante a segurança do local.

Por isso, o mourão de concreto oferece excelente custo x benefício para quem está à procura de soluções para o cercamento de terrenos ou espaços.

Ideal para diversas aplicações, o mourão de concreto é uma peça pré-fabricada que serve como estaca e pode ser utilizado em construções residenciais, industriais e rurais.

Nesse post, iremos falar mais sobre esse tipo de material e suas principais características. Confira!

 

Leia também: Tijolo baiano ou bloco de concreto, qual o mais barato e o mais leve?

 

Principais vantagens do mourão

A cerca de mourão, ou somente mourão,  é fabricado em concreto armado e instalado com telas de aço galvanizado, no caso do mourão curvo, costuma-se usar arame farpado na curvatura.Eles são empregados em delimitações de terrenos, fazendas, sítios, chácaras e etc.

O mourão oferece muitas vantagens, como a alta resistência e durabilidade.

Além disso, proporciona outros benefícios, como, por exemplo:

  •     Podem ser reaproveitados em outros terrenos;
  •     Resistentes a incêndios e fungos;
  •     Custos reduzidos;
  •     Padronização e Simetria do cercamento.

 

Quais são os tipos de mourões?

De modo geral, os mourões são classificados pelos seguintes tipos:

  • Mourão reto (também usado como estaca);
  • Mourão reto com orelha;
  • Mourão curvo;
  • Mourão curvo com orelha.

O mourão reto é o mais utilizado, justamente por ser um modelo mais simples, que é ideal para praticamente qualquer tipo de terreno. Ele tem 2,20m e também é utilizado para fazer a escora. 

Já o mourão curvo tem 3,00m no total, sendo 2,60m a parte reta e 0,40cm a parte curva. 

Os mourões com orelha, conforme falamos acima, podem ser tanto reto quanto curvo. Eles apresentam saliências laterais para o encaixe das escoras, que garantem a estabilidade das estruturas quando os arames forem tensionados.

 

Como escolher?

É fundamental escolher os mourões de acordo com o tipo do terreno, evitando assim, futuros problemas. Ademais, o ideal é contar com o apoio de um profissional capacitado.

Ele irá analisar o terreno e considerar diversos fatores, como:

  •     Técnicas que serão utilizadas para aplicação do mourão;
  •     Características do terreno;
  •     Recursos financeiros.

 

Como montar uma cerca com mourão de concreto? 

Para te ajudar, montamos um guia simples e fácil de como montar uma cerca de mourão de concreto. Veja a seguir o passo-a-passo:

1.O Primeiro passo é a preparação do terreno; faça um cálculo da quantidade correta de mourão que você irá precisar. Indicamos preparar 2 ou 3 fiadas de bloco.

2.Após isso, posicione cada mourão no espaçamento correto: A distância ideal entre um e outro é de 1,5 metro a 2 metros. 

3.Essa etapa é bem importante, a cada 5 mourões é necessário usar um mourão com orelha, que irá servir de suporte ao mourão reto(em forma de escora). Também é necessário instalar o mourão com orelhas nos cantos, onde exige travamento. 

4.Em seguida, coloque o concreto e apoie o mourão até que ele fique bem firme e o concreto atinja resistência; estique o arame e vá desenrolando a tela no chão.

5.Por fim, levante a tela e a posicione junto aos mourões. Encaixe a malha da tela garantindo que ela fique bem esticada e firme. Lembre-se, é importante evitar folgas na malha!

OBS: Nos mourões curvos você também pode optar pela colocação de arame farpado em sua curvatura. 

 

 

Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece quais são os principais tipos de mourões, pode escolher o ideal para sua obra!

 

Para mais informações e novidades, continue acompanhando nosso Blog. Aqui você encontra o que há de mais completo nesse setor. Até a próxima! 🙂