(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A alvenaria estrutural com bloco de concreto trouxe um grande avanço no ramo da construção civil, alguns fatores positivos que podemos citar seriam a atenção voltada ao desenvolvimento de materiais mais resistentes e a redução não só de custo como de tempo no método construtivo.

Mas, como escolher o tipo ideal para sua obra? 

No conteúdo de hoje vamos conferir o que significam as classes de blocos A, B e C. Assim, você vai acertar em cheio no melhor tipo de bloco de concreto para atender às necessidades da sua construção!

Com Função Estrutural

 

Bloco De Concreto Classe A

O bloco de concreto Classe A é um elemento de alvenaria com função estrutural e resistência de 8,0 MPa, para usos acima ou abaixo do nível do solo, conforme as normas NBR 6136/16 e NBR 12118/13.

 

Bloco De Concreto Classe B

O bloco de concreto Classe B é um elemento de alvenaria também com função estrutural e resistência entre 4,0 MPa e 8,0MPa, apenas para uso acima do solo, conforme as normas NBR 6136/16 e NBR 12118/13.

 

A diferença entre o concreto A e o B está apenas em sua resistência, que é o resultado da proporção de mistura dos agregados com cimento, diferenciando-os em nas classes A e B conforme sua resistência à compressão.

Com Ou Sem Função Estrutural

 

Bloco De Concreto Classe C

Com resistência de 3,0 MPa, o bloco de concreto Classe C é considerado um elemento com ou sem função estrutural, seus usos são acima do nível do solo conforme as normas NBR 6136/16 e NBR 12118/13.

 

Qual a diferença entre blocos com ou sem função estrutural?

O que diferencia os blocos com função estrutural e os com ou sem função estrutural são as espessuras das paredes e suas resistências.

O único bloco de concreto restrito apenas para alvenaria sem função estrutural é o com largura de 65mm. Já os blocos com função estrutural de 90mm permitem edificações de um pavimento. Passando para os blocos de 115mm podemos ter edificações de até dois pavimentos. E por fim os blocos com ou sem função estrutural da classe C com larguras de 140mm e 190mm nos permitem a construção de até 5 pavimentos.

 

Vantagens de utilizar blocos de concreto em obras

Uma das maiores vantagens da utilização de blocos de concreto em obras é que eles são padronizados, possuem medidas precisas e que podem ser moduladas em quase todos os tipos de obra, além da garantia do selo de qualidade de fábricas certificadas, garantindo, assim, a procedência do material.

Além disso, o fator resistência é uma grande vantagem para quem utiliza blocos de concreto para alvenaria estrutural. Quem precisa de um material resistente pode investir com segurança em blocos de concreto!

 

Outras vantagens que podemos apontar são as seguintes:

 

1 – Propriedades térmicas

O bloco de concreto possui um baixo índice de troca com calor com o ambiente, ou seja, em dias muito quentes ele mantém a temperatura interna mais amena, e em dias frios ele impede que o ambiente interno perca temperatura.

 

2 – Acabamento

Os blocos de concreto permitem um acabamento aparente, deixando os blocos à mostra. Com um bom assentamento e o friso dos blocos, essa parede dispensa o reboco, sendo apenas necessária a pintura com a seladora e tinta. Além disso, em ambientes frios, os revestimentos podem ser assentados direto na parede de bloco de concreto, novamente dispensando que a mesma seja rebocada.

 

 




Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como escolher o bloco de concreto ideal para sua necessidade! Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas e informações.

Até a próxima! 😀