(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

A dúvida sobre escolher entre bloco de concreto e tijolo baiano é muito comum no planejamento de projetos de construção civil.

Buscando sempre aliar qualidade, segurança e preço, o momento de selecionar os materiais adequados para a obra acabam sendo um desafio para os construtores.

Para facilitar o entendimento sobre as características distintas entre o bloco de concreto e o tijolo baiano, elaboramos este artigo. Esperamos poder ajudar na sua escolha!


O que difere entre o bloco de concreto e o tijolo baiano?

 

 

Tanto o bloco de concreto como o tijolo baiano são soluções eficientes para obras diversas. Na hora de definir o melhor material para atender as demandas do projeto é importante conhecer as principais diferenças.

Por terem propriedades distintas, a utilização de qualquer um dos tipos de materiais pode não ser indicada. Para tanto, ter conhecimento sobre as diferenças entre o bloco de concreto e o tijolo baiano será um norte para empregar o material correto em cada fase da obra.

Continue sua leitura e entenda as principais diferenças entre o bloco de concreto e o tijolo baiano.

 


Bloco de concreto

O bloco de concreto, ou cimento, possui formato de paralelepípedo com dois furos grandes na vertical. Geralmente é aplicado para a construção de paredes e muros.

O bloco de concreto destinado à alvenaria sem função estrutural é destinado somente para a construção de paredes e muros, já que possui menor resistência.

Essas estruturas são o que chamamos vedação e exigem uma construção auxiliar como pilares, vigas e cintas de amarração.

Portanto, o bloco de cimento para vedação não é indicado para utilização em estruturas de suporte de cargas.

Já o bloco de concreto estrutural possui alta resistência e dispensa construções auxiliares como vigas e colunas.

 


Tijolo baiano

O tijolo baiano é indicado somente para estruturas de vedação, já que não suporta cargas da edificação.

Apesar de ser fácil de ser manipulado e possuir boa aderência à argamassa por suas ranhuras, o tijolo baiano requer a aplicação de mais reboco para manter o nivelamento da parede.

Mesmo sendo mais barato, o custo da obra pode elevar com as necessidades de materiais e mão de obra, não só para a aplicação do tijolo como para o reboco e reposição de peças que podem quebrar no manuseio, já que são mais frágeis.

Em relação à economia, o bloco de concreto é o que representa melhor valor, já que dispensa menos argamassa para assentamento, um reboco mais fino e pode receber revestimentos sem a necessidade de rebocar a parede antes.  Já considerando a questão do conforto térmico, o tijolo baiano possui um desempenho mais elevado.

 

Agora que você conhece as propriedades de cada um, saiba mais sobre as soluções de blocos de concreto de alta performance da Blocos e Lajes Itaim.

 

Gostou deste artigo? Comente, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!