(11) 4668-5540 | (11) 97206-2866 vendas@blocoselajesitaim.com.br

O piso intertravado de concreto é um revestimento cada vez mais popular em projetos de arquitetura e engenharia. Mas para que realmente serve? Como utilizá-lo? Há necessidade de mão de obra especializada? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, elaboramos um guia completo mostrando tudo que você precisa saber sobre o piso intertravado. Confira!

 

O que é um piso intertravado?

Os pisos Intertravados são peças modulares de concreto com diversas formas, cores e texturas que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfície pavimentada, com inúmeras vantagens adicionais. O material substitui o paralelepípedo e é muito utilizado em projetos de espaços públicos, como praças, calçadas, ciclovias, garagens e outros.

Possuem diversos benefícios, como não precisar de argamassa ou outro material colante para ligar os blocos entre si. Também permite o escoamento da água da chuva. Além de serem antiderrapantes e ideais para locais em que há constante passagem de pessoas.


Algumas outras características que merecem ser ressaltadas:

  • Resistência e durabilidade;
  • Utilização imediata do pavimento;
  • Facilidade de execução;
  • Homogeneidade;
  • Estética;
  • Refletem melhor a luz do que outros tipos de superfície e proporcionam um excepcional conforto térmico;
  • Pode ser desmontado e reconstruído com 100% de aproveitamento das peças, permitindo fácil reparação em caso de recalque do subleito (terreno natural).

 

Como é feita a sua instalação?

Como o próprio nome diz, os pisos intertravados “travam” entre si como um quebra-cabeça, unidos por areia fina.

A instalação é relativamente fácil e dispensa armadura, porém a mão de obra necessita ser especializada. Por isso, verificar outras obras que o profissional contratado tenha feito como referência pode ser importante.

Além disso, os pisos intertravados não deixam marcas e permitem o reaproveitamento das peças sem precisar de tempo de cura.

Veja o passo-a-passo: 

  1. Nivelamento e compactação da base com brita graduada simples ou bica corrida, que são grãos de pedras;
  2. Nivelamento da areia de assentamento;
  3. Colocação das peças, alinhamento, cortes e ajustes;
  4. Instalação das contenções laterais, para os blocos não deslizarem;
  5.  Ajustes, espalhamento e areia para finalização;
  6. Limpeza.

É isso! Seu piso está pronto para o tráfego e não precisará ser quebrado caso haja necessidade de obras de manutenção e infraestrutura.

 

Paginação do piso

A execução de um pavimento com bloco intertravado de concreto exige que seja elaborado um projeto de paginação. Esse projeto define as dimensões da área a ser pavimentada e aponta interferências como árvores, postes e bueiros.

A função mais importante do projeto de paginação é apresentar o posicionamento dos blocos de concreto, assim como as cores e o formato das peças a serem utilizadas.

Os blocos de concreto estão disponíveis em diversos formatos: hexagonais, quadriculares, retangulares, dentre outros, que fazem do assentamento um trabalho criativo. Ainda assim, alguns especialistas recomendam que a paginação ocorra no formato de “espinha de peixe” para garantir a durabilidade do piso.(É possível conferir na imagem acima).

 

Cuidados necessários

Os profissionais que trabalham com pisos intertravados devem ter em mente o tamanho e a espessura das peças de concreto apropriadas para o projeto. Essa dica é crucial, porque os responsáveis devem considerar a carga máxima a ser suportada pelo piso, sem afundar ou quebrar. 

Você pode conferir todas as execuções e manutenções sobre o piso intertravado em nosso Manual de Instalação, clicando aqui. 

 

Cores disponíveis 

Os pisos intertravados podem ser encontrados em várias cores, como tons de vermelho, terracota, cinza, amarelo, azul e verde. É graças a essa coloração que os blocos de assentamento abrem vantagem frente a revestimentos como pavimentos flexíveis, por exemplo.

Isso acontece porque, mesmo coloridos, os pisos intertravados aumentam a reflexão da luz em até 30% por serem mais claros, o que economiza energia pública.

 

Como vimos, o piso de concreto intertravado está disponível no mercado em vários formatos, tamanhos e cores. Ele é uma ótima alternativa para acabamentos mais resistentes, criativos e agradáveis!

Quer saber mais sobre pisos intertravados ou conhecer as nossas soluções em pré-moldados para a sua obra? Entre em contato com a nossa equipe!



Gostou do guia? Aproveite e veja também 5 Dicas Valiosas de Como Economizar na Obra de Forma Simples.



Até a próxima! 🙂